Publicado em Rio Bikers

Domingo no Parque da Pedra Branca

agua-parque-pedrabranca.jpg

O Grupo Pedalar Faz Bem foi conferir as belezas naturais do Parque Municipal da Pedra Branca, neste domingo (18/3) saindo do Eng. de Dentro, em direção a Taquara em Jacarepágua, onde fica o núcleo Pau da Fome.

O Parque soma 12.500 mil hectares de mata atlântica. Uma área 4 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca. Neste núcleo, onde fica a sede administrativa do Parque estão o Bromeliário, o Minhocário e Anfiteatro ao ar livre onde acontecem cursos de conscientização ambinental.

sub-estacao-paudafome.jpg

A fauna local possui 500 espécies raras. Podemos ver esquilos e saguis, passeando nas árvores.  Assistimos ao Vídeo de apresentação do Parque onde podemos conferir nas imagens tomadas do alto, a grandeza do parque que é fronteriço com os bairros de Mal. Hermes, Realengo, Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Jacarépaguá.

 jacrepagua-17-03-07.jpg

Parte do grupo experimentou uma trilha e caminharam durante 1 hora, enquanto outra parte tentava descobrir os sabores dos caquis e bananas -oferecidas por um comerciante local nas proximidades da entrada do parque-, além do presente “gato-rade” dos iniciados, e, segundo Bebeth da “variedade de salgadinhos da barraca”: bolinho de aipim, bolinho aipim, bolinho de aipim!!. Boa parte do grupo não resistiu e trouxe para casa dúzias de Caqui, em sacolas, no bagajeiro, na mochila? Não, na mochila tinha uma Jaca! Sim, uma Jaca foi seqüestrada. Por isto a mochila tão pesada.

eu-pedrabranca.jpg

Para atrasar a volta, (para garantir que a gente nunca retorne cedo para casa)tivemos pneu furado, dando trabalho para o dublê de mecânico, Alexandre, e logo depois a vingança da Enfermeira, que derrubou a jornalista pelo atraso. Nada grave, (uma queda do Moranguinho provocadao pelo Tomatinho) apenas pequenos arranhões e um ovo na canela. E a grande descoberta: A luva não serve somente para proteger de calosidades nas mãos. Eita!!!

Total de 40km contados do Eng. Dentro ao Parque, ida e volta. Percurso 90% plano com uma pequena subida na Estrada do Pau da Fome próximo a chegada do parque.

É isto!
Sai da cadeira… Vem Viver, Pedale!

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

3 comentários em “Domingo no Parque da Pedra Branca

  1. Muito bom ..
    Eu e a minha escola fizemos trilha !!
    Muito lindo , tinha um ar puro um cheiro bom ..
    Plantamos , e ficamos sabendo da história do parque pedra branca.

  2. è um lugar muito bonito fui lá uns tres anos atras.
    e retornei a cerca de dois meses e fiquei muito decpcionada com o que vi um abandono total.
    A cabine de segurança com marcas de tiro sujo muito mato realmente fiquei triste espero que tenha melhorado ou que melhore, pois é um lugar realmente maravilhoso fizemos toda a caminhada desde a avenida rio grande até chegar lá e foi triste o que vimos. mais mesmo assim é maravilhoso no meio da selva de pedra termos um lugar como esse.

Deixe um comentário