Publicado em Notícias

A bicicleta no mundo (5) Alemanha

Os Alemães usam a bicicleta para o esporte, cicloturismo e como meio de transporte. Estima-se que em todo o território alemão circulem mais de 74 milhões de bicicletas e 48 milhões de automóveis.

BIkes-andBIkes-AndBikes
Ajuda-me a encontrar minha Bike em Münster, please???

Bicicletário em Munster, Alemanha
A cidade que dispõe das melhores condições para os ciclistas é Münster, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália.
Em Münster, a utilização da bicicleta como meio de transporte já corresponde a 35% do trânsito local, enquanto a média nacional é de 9%. Em Münster está o Museu da Bicicleta.
Cycling_at_night_in_Muenster-Muenster
Ciclista noturno em Münster

Günter Knopf, vice-presidente do Adac*, aponta a necessidade de incentivo por meio das prefeituras para o uso da bicicleta como meio de transporte.
O cuidado com as ciclovias também merece atenção especial. Não é raro que uma ciclovia termine antes do final da rua ou que seja estreita e mal sinalizada. – Ops! Qualquer semelhança com as do Rio é mera coincidência.
* ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V.) é o maior clube de automobilismo da Alemanha e Europa, com 15.290.614 membros em agosto de 2005)

Lá vai uma vovó alemã com sua bike.

O convívio entre motoristas e ciclistas não é dos mais pacíficos. Há rivalidade entre ciclistas e motoristas. A Adac ouviu 4400 usuários de ambos os meios e registrou reclamações comuns de ambas as partes:
As reclamações dos ciclistas são mesmas que temos no Brasil eles não respeitam a preferência das bicicletas em cruzamentos, nem zelam por distância e velocidade seguras nas ultrapassagens, além de estacionarem em cima das ciclovias e costumarem abrir a porta dos carros sobre estas sem olhar antes pelo espelho retrovisor.
Tolerância e postura cidadã de compartilhar o espaço público é que necessitam para melhorar o convívio entre ciclistas e motoristas também na Alemanhã.

Fonte:
ADAC,
http://www.dw-world.de

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

Um comentário em “A bicicleta no mundo (5) Alemanha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s