Publicado em Notícias

A bicicleta no mundo (3) Copenhague

A capital dinamarquesa é a cidade mais popular da Europa entre os ciclistas. São 350 km de ciclovias.

Ciclovias na Dinamarca

A cidade foi sede da conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, em dezembro de 2009. Até 2015, as autoridades de Copenhague esperam que metade da população se locomova de bicicleta. 37% das pessoas em Copenhague vão de bicicleta para o trabalho, escola ou universidade. E eles têm preferência nos cruzamentos e nos semáforos.

Além de sediar a conferência Climática, Copenhagen achou uma outra maneira de fazer com que as delegações mundiais contribuam com o meio ambiente: Uma iniciativa do Ministério de Relações Exteriores dinamarquês juntamente com as empresas Eletric Bike e Astrup Cykle e Baisikeli, disponibilizaram gratuitamente 40 bicicletas elétricas e 160 bicicletas comuns para os líderes mundiais.
bcicletas em copenhage

“As bicicletas são um elemento importante para a solução dos transportes na conferência e podem inspirar outros países a se tornar como Copenhagen e incluir o ciclismo em seus planejamentos urbanos como uma alternativa de transporte favorável ao ambiente “, explica Niels Gellert, responsável pelo projeto do Ministério de Relações Exteriores,
O projeto está sendo patrocinado por empresas públicas e privadas da Dinamarca e da Suécia.

Uma pesquisa do departamento de transportes de Copenhague indica que quanto mais pessoas andam de bicicleta, mais segura é a viagem para cada uma delas. O número de ciclistas mortos na cidade caiu pela metade na última década. A cultura da bicicleta já faz parte do cotidiano dos motoristas que não reclamam, porque eles também têm bicicletas.

Assista ao vídeo da BBC:
clicando aqui
Vamos lá empresas Privadas, sensibilizem-se com a causa!
Fontes:
BBC Brasil, Globo.com, Ta.org, dkumanoticia.wordpress.com

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s