Publicado em Notícias

Quer começar a pedalar?

Que tal realizar exercícios físicos com prazer? Praticar exercício pode ser uma tarefa prazerosa, desde que você escolha qual a melhor atividade para o seu estilo. Afinal com os exercícios físicos nosso organismo libera substâncias que nos trazem uma sensação agradável: As endorfinas.
Mas antes disto é necessário estar em atividade por pelo menos uns 15 minutos e o mais difícil é começar, não é mesmo? Levantar da cadeira?!
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, promove uma campanha para que as pessoas utilizem a bicicleta no seu dia-a-dia, para a melhora da qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e diminuindo a poluição emitida pelos carros.
Mas você pode começar a pedalar bem devagar. Fácil, relativamente barato, impossível de desaprender (se já pedalou um dia, conseguirá novamente), pedalar proporciona o contato com a natureza, o ar puro, os raios solares, estimula o cérebro com as paisagens; contatos necessários a nossa saúde. É capaz de fortalecer os músculos dos membros inferiores -estes que costumam ficar mais fracos com o passar dos anos- pedalar pode se tornar um bom hábito na sua vida, por dias mais saudáveis. Pode ser uma tarefa para se realizar em família, ou entre amigos. Se você conhece algum grupo na sua cidade, aproxime-se, participe. Pedalar também é uma ótima maneira de socializar.
Cuidados para uma boa pedalada.
– Regule a altura do banco para que o pedal na posição central sua perna faça um ângulo de 90 graus. O guidom deve ficar numa posição confortável para não forçar a coluna;
– Hidrate-se bem antes de iniciar, e se for fazer longos percursos leve água;
– Luvas, buzina, capacete, um tênis confortável, itens de segurança de suma importância e aconselhado pelo Código Nacional de Trânsito.
– Planeje seu percurso ao que melhor se adapte ao seu condicionamento físico atual, sem exageros; lembre-se sempre que a distância da volta é a mesma que já foi percorrida, então não deixe de contar com ela.
Texto adaptado e consultado.
Fonte: Site Médico/ Revista Saúde
Edição: F.C.
16.02.2009

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

2 comentários em “Quer começar a pedalar?

  1. Gostaria de começar a pedalar, mas gostaria de saber qual a bicicleta ideal para uma pessoa com 1,68 de alt. e peso de 100 kg, alguém pode me ajudar?

    1. Cassia,

      Qualquer bicicleta deverá ter desgaste de peças maiores ao trabalhar com esta carga. Compre uma de boa qualidade para durar mais: GIANT, TREK Specialized, e o mais importante e que pedale para chegar ao peso ideal. Boa Sorte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s