Publicado em Notícias

Prefeitura lança campanha ambiental “Rio Capital da Bicicleta”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança uma  Campanha de Educação Ambiental para apoiar o programa estratégico “RIO CAPITAL DA BICICLETA”.

Neste domingo, 31 de janeiro, das 9h às 13h, na praia de Ipanema junto ao Jardim de Alah, a Secretariinicia a Campanha de Educação Ambiental para apoiar o programa estratégico “RIO CAPITAL DA BICICLETA”, incluído entre as metas da Prefeitura do Rio para reduzir em 8% as emissões de gases de efeito estufa, até o final de 2012.

Em barracas instaladas junto ao calçadão, técnicos e agentes ambientais darão dicas para a manutenção e conservação das bicicletas, orientação para melhorar a saúde através do ciclismo e curso para melhorar as relações entre pedestres, ciclistas e motoristas.

A atividade tem como objetivo, também, mostrar ao público que a bicicleta não é apenas um veículo de lazer, mas importante meio de transporte limpo que preserva o meio ambiente e que contribui para uma vida mais saudável, ao contrário dos automóveis, que respondem hoje por 50% da emissão de gases poluentes, prejudicando a saúde das pessoas e do planeta.

A campanha começa este domingo em Ipanema, orientada pelo Centro de Educação Ambiental da SMAC, e vai até 11 de abril, seguindo para outros pontos da orla, Leme ao Pontal, em ação conjunta com a CET-Rio e as Secretarias de Educação e Saúde, e inclui ainda palestras em escolas, ONGs e empresas privadas.

Algumas ações também foram pensadas para atender ao calendário ecológico, como é o caso do Dias Mundiais: da Água (22 de março), do Meio Ambiente (5 de junho) e Sem carro (22 de setembro), entre outras datas comemoradas anualmente. A adoção das bicicletas como meio de transporte triplicou entre 1994 e 2004. A prefeitura tem como meta dobrar a sua malha cicloviária, hoje com 150km de extensão, até 2012.

Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/pcrj/

Anúncios

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s