Publicado em Notícias

Chegando de São Paulo

Cara leitora,

Estive em São Paulo esta semana inteira e não tive tempo de atualizar o blog, mas de qualquer forma trouxe uma impressão da Cidade Grande. Muita gente se locomovendo de bike, se arriscando naquele trânsito caótico. Neste vídeo, o companheiro Eduardo registrou sua pedalada pela Paulista no mesmo horário em que eu tentava chegar ao aeroporto para pegar o vôo que me traria de volta ao Rio de janeiro.

http://cicloativando.blogspot.com/2008/09/vdeo-trnsito-na-avenida-paulista.html

Que deus nos abençõe e nos de boas atitudes, idéias e coragem para mudar.

Nesta semana também fui contactada para negociar sobre a confecção de um comercial, usando minha personagem de ciclista para ilustrar a campanha. Qual não foi minha surpresa: O contratante é um fabricante de automóveis e a ideéia foi descartada por achar conflitante vender automóveis mostrando a bicicleta como qualidade de vida. rs rs. Vamas enxergar as mudanças. Caro fabricante de automóveis, aceite meu conselho e comece a fabricar outros meios de transporte. Invista em transportes populares, metrô, ônibus, bicicleta… chega de automóveis, já temos mais automóveis que o espaço pára  mante-los em movimento. Use a razão! perceba! E você cidadão, saia da caixa, venha para vida, tenha contato, tome conta das ruas, inunde as ruas. Sonho com o dia que novamente as ruas estarão inundadas de gente. Que na porta das casas tenham bancos onde famílias se encontram e trocam receitas e idéias. Que possamos ver as crianças correrem nos espaços, jogar bola, Inventem suas brincadeiras, e exercitam sua criatividade. Que nas calçadas possam percorrer as mães com seus carrinhos de bebê.  E assim todos contemplem o frescor da noite e a beleza da lua.

Temos que mudar nossas atitudes, nosso modo de agir, nosso modo de pensar. Temos que perceber as coisas que estão ao nosso redor e parar de pensar que o que está ai não nos diz respeito.
Não estamos satisfeitos, com o que está imposto entao vamos transformar nossos sonhos em ações. Vamos dar as mãos aos nossos semelhantes. Vamos deixar de ser egoístas, segregadores e separatistas e perceber que nossos semelhantes estão ai para nos ajudar a crescer. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, então respeite..
Enquanto você é motorista, respeite o ciclista, quando se é ciclista respeite o pededestre, uma hora você é o dono do cão, outra você estará pisando no cocô do cão de alguém… porque a qualquer momento você pode estar em uma destas posições: Acima, abaixo, ao lado, são pessoas como você. Vamos compartilhar melhor os espaços urbanos, a comida, o lazer, as obrigações os deveres.
Vamos pensar num novo modelo de cidadão. Alegre, feliz, como qualquer amigo numa festa. Sorria, passe adiante a bola da tolerância. Acredite! O que há de melhor neste mundo ainda são as pessoas.

Boa semana para todos.

Anúncios

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

2 comentários em “Chegando de São Paulo

  1. Vejo que o que falta no pensamento das pessoas é respeito ao seu semelhante e a educação que deveria ser desde o berço. Hoje o egoísmo impera fazendo com que as pessoas pensem somente em si mesmas, nas vantagens que podem tirar do próximo e a ostentação em busca de status social. Hoje as empresas se preocupam com o LUCRO e somente com os seus interesses.

    Se houvesse uma campanha educativa eficaz de conscientização quanto à preservação do meio ambiente e os benefícios que isso nos trará a médio e longo prazo, talvez os interesses fossem outros. Automóveis dão lucro as empresas que os produzem e ao governo que arrecadam impostos.

    Não acho que existam interesses das empresas e do governo sobre esse tema. Em cima desse produto chamado automóvel, muitos interresses estão inclusos impedindo o desenvolvimento e o interesse sobre esse tema que hoje nos preocupa, chamado Meio Ambiente.
    (Augusto Jadder)

  2. E por falar nisso, dia 22 é o Dia Mundial Sem Carro, que seria a busca de uma reflexão sobre o uso demasiado de automóveis num mundo em que cada dia se quer reduzir os níveis de poluição. E onde se fala sobre o uso de meios de transportes não poluentes, como a bike.
    Aqui no Rio teremos um passeio bem tradicional que sai de Niteroi e vai até a praia de São Francisco. Ano passado tivemos 17 mil ciclistas, esse ano organização espera chagar aos 20 mil. O passeio é domingo 21, super tranquilo, onde se vê de tudo, inclusive a bela paisagem carioca. (e quem quiser pode dar uma esticada até a Fortaleza de Santa Cruz).
    Então é isso, boa semana a todos e até o passeio.
    PS. Aos sábados e domingos se pode entrar de bike na barca RJ-Niteroi, sem nenhum custo além do da passagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s