Publicado em Notícias, Rio Bikers

Parque da Pedra Branca 18/3

pedrabranca.jpg
O Parque Estadual da Pedra Banca, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. Possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por Mata Atlântica. 
Em 1988 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra Branca para proteção dos mananciais hídricos e, que estavam sendo devastadas pela crescente favelização. Hoje, ele se encontra sob a proteção da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF)

No parque se encontra o ponto mais alto da cidade, o Pico da Pedra Branca, com 1.204 m de altitude. Em meio a grandes áreas de desenvolvimento urbano como Jacarepaguá, Marechal Hermes, Bangu, Campo Grande, Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba. 
A preservação do parque é muito importante para a qualidade de vida, não só de quem mora na vizinhança mas também de toda a população carioca, já que sua rede hidrográfica abastece de água as represas do Pau da Fome, do Camorim, de Taxas e do Engenho Novo. 

Mais um ideal de Darcy Ribeiro
“Nas sementeiras do Viveiro da Floresta, localizado na Colônia Juliano Moreira, inicia-se a produção anual de 1,5 milhão de mudas das árvores que serão plantadas no reflorestamento do maciço: Pau-Brasil, Aroeira, Jacarandá, Gonçalo-Alves e outras.
Na floresta do Pau da Fome, que integra com as florestas do Camorim, Vargem Grande e Grumari e outras o conjunto de matas remanescentes que recobrem o maciço da Pedra Branca, já se encontra construído o primeiro pórtico de acesso, de autoria de Zanine.”  (Darcy Ribeiro, Rio 1993)
Fonte: Fundação Darcy Ribeiro http://www.fundar.org.br/

O maior Parque Natural Urbano do Mundo
Dando continuidade ao Projeto do Senador Darcy Ribeiro, a Prefeitura criou o projeto Corredor Verde para interligar o maciço da Pedra Branca e Floresta da Tijuca. Respectivamente a segunda e terceira maiores florestas urbanas do mundo. A iniciativa criará o maior parque urbano natural do planeta e contribuirá para a conservação das florestas e outros elementos da biodiversidade existentes no meio ambiente da cidade.

Atividades e Como chegar ao Parque
O parque da Pedra Branca dispõe de três centros para visitação: o do Pau da Fome, o de produção de mudas e sementes e o centro de visitantes do Camorim. Os passeios são acompanhados de um guarda florestal. Há colônia de férias, visitas guiadas para grupos escolares, com exposição de vídeos, palestras e realização de trabalhos pelos alunos sobre a floresta. O parque também oferece cursos sobre temas ligados à conservação ambiental. Informações sobre as visitas guiadas no Parque pelo telefone (21)2533-0353 (IEF)

Saída do Grupo Pedalar Faz Bem
O Grupo fará a visitação ao parque pelo pórtico do Pau da Fome, chegando pelo bairro da Taquara, pela estrada do Rio Grande, Jacarépaguá.
Venha Pedalar com a gente!
Saída 7:30 da ACM, no Engenho de Dentro.

Anúncios

Autor:

Carioca, Jornalista. MTB 25668/RJ - A idéia: "Um sistema eficaz de transporte contribui não somente à função econômica da cidade mas beneficia também a qualidade total de condições de vida de seus cidadãos."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s